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quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Expectativas de respostas - HISTÓRIA

QUESTÃO 5 (Tema: Antigo Regime, a partir das críticas iluministas)


A) A leitura dos fragmentos textuais de Montesquieu e Rousseau permite ao aluno a identificação da centralização dos poderes na figura do governante, uma perspectiva cara às monarquias absolutistas. Montesquieu, especificamente, ao defender a tripartição dos poderes, critica o fato do rei ou seus ministros concentrassem as decisões, sem haver possibilidade de equilíbrio ou controle por parte de outros setores. Essa ideia continua a ser desenvolvida por Rousseau, pois há a defesa da “vontade geral” e do acordo dos interesses dos governados, representando uma perspectiva contratualista que se choca com a teoria hobbesiana ao defender a participação democrática em substituição ao despotismo absolutista.
B) São pedidas duas características do Antigo Regime às quais se opunha o pensamento iluminista. Dentre as que o aluno poderia explicar, ressalta-se:
  • Ausência de Constituição (lei maior que controle os atos dos governantes e garanta direitos aos governados);
  • Caráter vitalício e hereditário das monarquias absolutistas;
  • Formação de uma sociedade dividida em ordens, com privilégios ao clero e à nobreza (ex: ausência de tributação);
  • Justificativa do poder absolutista a partir da teoria do direito divino dos reis;
  • Forte intervenção do Estado na economia, vinculando-se às práticas mercantilistas;
  • Aproximação entre Estado e Igreja, por vezes havendo a submissão das instituições religiosas aos interesses governamentais.

QUESTÃO 6 (Tema: Imperialismo – partilha da África – transição do século XIX para o século XX)
A) O fenômeno histórico ao qual a charge faz referência é a partilha da África provocada pela corrida imperialista das nações industrializadas europeias, interessadas em mercados consumidores, mão-de-obra barata e matéria-prima barata existentes tanto no continente africano quanto no asiático.
Sobre as relações de poder, recorda-se a ocorrência de rivalidades e interesses que se chocavam, razão pela qual foi realizada a Conferência de Berlim (1885), satirizada na charge da questão. Tais disputas terminaram por provocar uma política de alianças entre as nações europeias (Tríplice Aliança e Tríplice Entente) e uma corrida armamentista (Paz Armada).
B) Pede-se a menção a dois aspectos que se relacionam ao fenômeno histórico apresentado pela charge. Dentre outros, o aluno poderia ressaltar:
  • Ideia de missão civilizadora como justificativa do imperialismo;
  • O Darwinismo Social, uma pseudociência que, além de justificar a corrida imperialista, provocou também o desenvolvimento da eugenia;
  • Disputas territoriais na África: questão do Egito, envolvendo o Canal de Suez; questão marroquina e a Conferência de Algeciras;
  • Conferências de Paz de Haia (1899 e 1907)
  • Primeira Guerra Mundial.

QUESTÃO 7 (Tema: Ditadura militar no Brasil)
A) O slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o” representa o caráter autoritário dos governos militares, sobretudo durante a administração do general Médici, quando a forte propaganda nacionalista incutia a ideia de que os contrários à ditadura eram também contrários ao país, veiculando a ideia de que os críticos deveriam se retirar da nação.
Pedem-se duas medidas adotadas na concretização do projeto político-ideológico dos militares, podendo ser apontadas, dentre outras:
  • Exílio dos opositores;
  • Tortura e repressão aos críticos;
  • Controle dos sindicatos;
  • Censura;
  • Propaganda nacionalista utilizando-se do futebol (Copa de 1970) e do milagre econômico (pode-se fazer menção a outro slogan famoso, “Ninguém segura este País”).
B) Pede-se que sejam mencionadas e explicadas duas reações contrárias da sociedade brasileira ao modelo político da ditadura. Note-se que é em relação ao modelo político, não apenas ao governo de Médici, o que engloba as várias manifestações ocorridas entre o1964 e 1985. O aluno poderia utilizar os seguintes movimentos em sua resposta:
  • Manifestações estudantis organizadas pela UNE;
  • Guerrilhas urbanas e rurais;
  • Música de protesto (MPB);
  • Setores progressistas da Igreja Católica, capitaneados por Dom Hélder Câmara e Dom Paulo Evaristo Arns;
  • Movimento pelas Diretas-Já.


QUESTÃO 8 (Tema: Modernização de Natal)
A) No entender de Cascudo, até o final do século XIX, Natal ainda era uma cidade com perspectivas provincianas, tendo uma função administrativa em relação ao Rio Grande do Norte, mas com pouca quantidade de população e sem os ritmos acelerados da vida moderna.
A partir da inserção de Natal na modernidade, provocada pelo desenvolvimento da economia algodoeira e pelos investimentos internacionais – advindos de empréstimos e interesses empresariais – há um rápido processo de urbanização, o qual provocou aumentos populacionais e o surgimento de novos bairros. Além disso, a instalação dos transportes urbanos – bonde elétrico – retirou os últimos resquícios de rivalidades entre os bairros da Ribeira e da Cidade Alta, garantindo sociabilidades entre a população natalense.
B) Pedem-se duas ações do governo nas primeiras décadas do século XX que permitiram Natal ser reconhecida como cidade. O aluno poderia mencionar, dentre outras:
  • Construção do Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão)
  • Reformas no porto de Natal;
  • Instalação de um sistema de transporte público (bondes elétricos);
  • Instalação da energia elétrica em várias ruas da cidade;
  • Planos de urbanização feitos por agrimensores e urbanistas europeus, destacando-se o "Plano Polidrelli" e o Plano Palumbo;
  • Pavimentação de ruas e construção de praças (espaços de sociabilidade);
  • Saneamento da Ribeira e da Cidade Alta, bem como aterramento de lagoas e charcos, os quais eram entendidos como fatores de propagação de doenças.

CARO ALUNO: RECORDE QUE ESTA É UMA EXPECTATIVA DE RESPOSTA. COMO HISTÓRIA É UMA DISCIPLINA BASTANTE SUBJETIVA, OUTROS ASPECTOS PODERIAM TER SIDO DISCUTIDOS. SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA, PODE ENVIAR SUA PERGUNTA, POIS TEREMOS O MAIOR PRAZER EM REPONDÊ-LA!

Fonte: Curso Isolado Suassuna

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