Pesquise aqui!!!

sábado, 23 de outubro de 2010

E a guerra cambial...

       "Guerra cambial" é um tema bastante comentado em diversos meios de comunicação nas últimas semanas. A princípio, gostaria de tentar explanar um pouco o que significa este termo. Decompondo o termo, temos: guerra = conflito, embates; cambial = câmbio, moeda, dinheiro. Ligando os vocábulos seria, por exemplo, embates de dinheiro; e sim, é mais ou menos isso. 
       Colocaremos o exemplo de dois países: E.U.A e a China, ao analisar o valor do Dólar em relação ao Yuan, ao qual está cotado em 6,66 ( R7 ), vemos que a moeda americana é 6 vezes maior. Agora imagine, é preferível comprar soja norte americana, ou soja chinesa?
       Meus caros leitores, vos apresento a "guerra cambial"; em virtude da promoção das vendas de seus produtos, países DESVALORIZAM suas moedas buscando ser preferência comercial. Obviamente, isso é uma forma de "manipulação" que, nesses dias atuais, vem acabando com hegemonias de algumas nações, que passam por crises econômicas.
       Com todo esse problema, hoje (23/10/10) ministros de finanças do G20 se reuniram em Seul (Coréia do Sul) para acertarem acordos que venham impedir a desvalorização competitiva da moeda.
       Na verdade, o encontro foi só um "reconhecimento prévio", pois a reunião ocorrerá em novembro deste ano.
       Só para lembrar, motivos econômicos: hegemonia de mercado, permanência de monopólio, riqueza do tesouro nacional; tudo isso muitas vezes (embora escondido/manipulado) são motivos de guerras - "fria" ou "quente". *

* (alusão a E.U.A. Xs União Soviética e E.U.A Xs Iraque/Afeganistão).

Fontes: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela visita e pelo seu comentário neste Blog. Estaremos entrando em contato o mais rápido possível.

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...